No dia 19/10/2016 fiz uma apresentação sobre o DocumentDB no primeiro encontro do Azure Friday São Paulo (realizado na sede da Lambda3 em São Paulo – SP):

https://www.meetup.com/pt-BR/azure-friday/events/235030947/

Para quem não conhece ainda este serviço, o Azure DocumentDB é um banco de dados NoSQL e orientado a documentos que integra o Microsoft Azure. Um dos grandes diferenciais desta alternativa em relação a produtos equivalentes como o MongoDB está na possibilidade de uso de instruções SQL para a realização de consultas.

O Azure Friday tem por objetivo disseminar conhecimentos sobre o Microsoft Azure e cloud computing, sendo uma iniciativa conjunta mantida pelo Nicolas Takashi (MTAC), Jefferson Castilho (MVP) e por mim (Renato Groffe). Nossa intenção é promover outros encontros mensais (geralmente às sextas) ao longo de 2017.

A palestra que realizei foi gravada e está disponível no YouTube para aqueles não puderam acompanhar ou, até mesmo, tenham interesse em rever:

https://youtu.be/bWjy4pXWhBU?t=6870

Segue ainda o link com os fontes dos exemplos utilizados durante a demonstração:

https://github.com/renatogroffe/DocumentDB_AzureFridaySP

E os slides:


E falando em DocumentDB, não deixem de acompanhar o Canal .NET Dev Week, que acontecerá entre os dias 12 e 16 de Dezembro/2016. Será um evento NOTURNO, ONLINE e GRATUITO, com apresentações sobre NoSQL, ASP.NET Core, Docker, Angular, DevOps, Domain-Driven Design, Azure, Agilidade e outros assuntos em alta na área de software. Para efetuar a inscrição acessem:

https://www.facebook.com/events/1138328316203524/

A grade com as palestras e outras informações podem ser encontradas no site oficial do Canal .NET Dev Week:

http://devweek.azurewebsites.net/


Deixo aqui também algumas referências úteis sobre o DocumentDB:

Azure DocumentDB: visão geral e primeiros passos

Azure DocumentDB: Novo emulador local