No próximo dia 16 de Março (um sábado) acontecerá a edição 2016 do Global Azure Bootcamp, uma iniciativa gratuita organizada pela Microsoft com o intuito de promover sua plataforma de cloud computing. Assim como ocorreu em anos anteriores, este evento será realizado simultaneamente em diversas cidades ao redor do mundo (incluindo diversas localidades no Brasil). No link abaixo podem ser encontradas maiores informações:

http://global.azurebootcamp.net/

Se estiver interessado em participar da edição 2016 do Global Azure Bootcamp serão necessários:

  • Uma conta para utilização dos serviços do Microsoft Azure;
  • Um notebook em que tenham sido instalados o Visual Studio 2015 (incluindo o Update 2), o SQL Server 2014, o SQL Server Data Tools, além do Azure SDK 2.9.

Nas seções a seguir estão informações adicionais sobre cada um destes requisitos, já respeitando a ordem necessária para a instalação dos diferentes softwares.

1) Criando uma conta do Microsoft Azure

A Microsoft disponibiliza o acesso gratuito para avaliação do Azure por um mês, com R$ 750,00 de créditos para utilização dos diferentes serviços providos por esta solução de cloud computing. Se optar por acompanhar as atividades práticas durante o Bootcamp será necessário o uso de uma conta deste tipo:

guia-instalacao-01

A criação de uma nova conta de acesso ao Azure pode ser feita acessando o site:

https://azure.microsoft.com/pt-br/pricing/free-trial/

2) Instalação do Visual Studio 2015

O Visual Studio 2015 conta atualmente com as versões Community, Professional e Enterprise.

Caso ainda não possua em sua máquina o Visual Studio 2015, você poderá instalar a versão Community. Esta distribuição é gratuita para desenvolvedores individuais, projetos de código aberto, pesquisa acadêmica, treinamento, aprendizagem e pequenas equipes de profissionais.

Para baixar a instalação do Visual Studio Community 2015 acesse:

https://www.visualstudio.com/pt-br/downloads/download-visual-studio-vs.aspx

E selecione então a opção destacada em vermelho:

guia-instalacao-02

Se já possuir o Visual Studio 2015, mas ainda não procedeu com a atualização do mesmo, acesse o endereço abaixo para baixar e instalar o Update 2:

https://www.visualstudio.com/en-us/news/vs2015-update2-vs.aspx

3) SQL Server 2014

Será necessário também que sua máquina conte com o SQL Server, preferencialmente a versão 2014. Caso ainda não possua este gerenciador de banco de dados em seu computador, uma alternativa seria a instalação da versão Express a partir do link:

https://www.microsoft.com/en/server-cloud/products/sql-server-editions/sql-server-express.aspx

O acesso a serviços como o SQL Azure pode ser feito a partir do SQL Server Management Studio, uma ferramenta que por padrão faz parte das instalações deste SGBD:

guia-instalacao-03

4) SQL Server Data Tools

A utilização do SQL Azure também requer a presença do conjunto de conjunto de ferramentas conhecido como SQL Server Data Tools (SSDT), o qual pode ser baixado através do seguinte link:

https://msdn.microsoft.com/en-us/library/mt204009.aspx

Em se tratando de SQL Server 2014, deverá ser efetuado o download a partir do link destacado em vermelho na próxima imagem:

guia-instalacao-04

5) Azure SDK 2.9

O último passo para a configuração do ambiente consiste na instalação da versão 2.9 do Azure SDK. O ideal é que isto aconteça após a conclusão das etapas anteriores (inclusive com o Visual Studio 2015 tendo sido atualizado para o Update 2).

Para efetuar o download deste conjunto de ferramentas acesse o site:

https://azure.microsoft.com/pt-br/downloads/

No caso específico do Visual Studio 2015, acione o link destacado em vermelho:

guia-instalacao-05

Referências

Wiki Ninjas Brasil – TechNet Wiki – Global Azure Bootcamp
http://blogs.technet.com/b/wikininjasbr/archive/2016/03/27/domingo-surpresa-global-azure-bootcamp.aspx

2 thoughts on “Global Azure Bootcamp 2016 – Configurando o ambiente de desenvolvimento

Comments are closed.