Entre os dias 5 a 9 de Julho/2016 aconteceu a 10a. edição do The Developers Conference (TDC) em São Paulo-SP. Um dos maiores eventos sobre tecnologia e desta vez com um recorde de 50 trilhas, a 10a. edição do TDC foi realizada mais uma vez no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi.

Neste ano tive o privilégio de participar como palestrante em 2 trilhas, sendo que ambas as apresentações focaram no monitoramento de aplicações com o Application Insights (serviço este que integra o Microsoft Azure).

Minha primeira palestra (Monitorando serviços REST com o Application Insights e Distributed Tracing) aconteceu no dia 05/07 – terça-feira – na trilha Microservices. Deixo aqui meu agradecimento aos coordenadores Fernando Rychlewski e Edson Yanaga pela chance e apoio para a realização desta apresentação. Para aqueles que não puderam acompanhar ou, mesmo, gostariam de rever o conteúdo abordado, seguem os slides que utilizei:

 
Já no segundo dia de evento – quarta-feira, 06/07 – ministrei uma nova palestra (Monitoramento de aplicações com o Application Insights), desta vez na trilha .NET. Gostaria de registrar aqui meu agradecimento aos coordenadores Victor Cavalcante, André Carlucci e Letticia Nicole de Lima pela oportunidade em participar do conjunto de apresentações voltadas a desenvolvedores .NET (minha especialidade). Os slides também já foram disponibilizados no SlideShare:


Caso tenham interesse em conhecer mais sobre o Application Insights deixo aqui o link de um vídeo que fiz para o Channel 9 sobre esta tecnologia:

https://channel9.msdn.com/Blogs/Comunidade-Tecnica-Microsoft/Como-gerenciar-e-monitorar-suas-aplicaes-com-Application-Insights

E alguns artigos que publiquei também no TechNet Wiki (Microsoft):

Monitoramento de aplicações com Application Insights: primeiros passos

ASP.NET MVC: monitoramento com Application Insights