No dia 05/09/2016 fiz uma apresentação sobre o Monitoramento de Aplicações Web com o Application Insights, em um evento para o Grupo de Desenvolvedores do Google (GDG) em São Paulo – SP:

http://www.meetup.com/pt-BR/GDG-SP/events/233803492/

O Application Insights é um serviço que integra o Microsoft Azure, estando voltando ao monitoramento de sites e serviços REST criados nas principais plataformas de desenvolvimento da atualidade (.NET, Node.js, Java, Ruby, Python e PHP).

Deixo aqui meu agradecimento ao Fernando Rychlewski (GDG-SP) pelo convite e apoio para a realização do evento. A palestra foi gravada e está disponível no YouTube para aqueles não puderam acompanhar ou, até mesmo, tenham interesse em rever:

https://www.youtube.com/watch/OjNTpV0mczc

Seguem ainda os slides utilizados durante a demonstração:


Caso queiram conhecer mais sobre o Application Insights, deixo aqui alguns links com vídeos e artigos que produzi a respeito desta tecnologia.

Venho há algum tempo escrevendo posts sobre o Application Insights para o TechNet Wiki (Microsoft). Os diversos artigos estão listados no próximo link:

Application Insights: Guia de Sobrevivência

O vídeo a seguir foi produzido para o Canal .NET, demonstrando o uso do Application Insights em projetos baseados no ASP.NET Core 1.0:

Já o próximo vídeo é de uma palestra realizada durante o evento DevOps & Tests Hack Nighs, no qual fiz uma demonstração sobre o uso do Application Insights no monitoramento de serviços REST:

Há ainda um vídeo que produzi para o Channel 9 (Microsoft) sobre esta tecnologia:

Application Insights – Channel 9

E uma introdução ao Application Insights no MSP Coding Night: